20 de outubro de 2010

Love, love, love.

O que é o amor e até que ponto amar é saudável? Eu conheço dois tipos de amor. O amor pelo mundo, pelas coisas que nos cercam, amor que é livre... Porque quem ama cuida, quem ama quer ver a pessoa/coisa amada bem, feliz.
Depois conheço o amor doente. Amor possessivo, amor onde tu decide o que é bom pra quem tu ama, sem se importar se é isso que a pessoa realmente quer. Amor que sufoca. Amor que machuca. Tomar decisões por outra pessoa, julgando que tu sabe o que é melhor para ela. Amor doente.
Agora... Até que ponto vai o amor que é livre e quando começa o amor que sufoca? Amar e ser amado, é algo realmente complicado. Não que não haja amor recíproco, mas não há amor igual, com a mesma intensidade, da mesma forma, das duas partes.

Quem ama de verdade, está satisfeito apenas em ter esse sentimento bom dentro de si, eu achei que isso não existisse, mas existe. Não é amor por um sujeito... Mas sim o amor que tu tem por ti, pela vida, por estar vivo dia após dia, tendo a chance de errar, de recomeçar sempre, tendo uma borracha ao lado, tendo chance de reescrever seus passos no grande livro da vida.
Não confunda amor com apego. Tudo que não é livre, é apego. Ciúmes, intriga, possessão, vingança... Não estão inclusos, definitivamente, no meu conceito de "Amor." Dizia Nietsche "Tudo aquilo que é feito por amor, está acima do bem e do mal." E eu concordo. Porque o que se faz por amor, não é ruim. As coisas ruins que nos fazem e/ou fazemos, é culpa do apego disfarçado de amor.

Um comentário:

  1. o amor tem razoes que a propria razao desconhece.
    hoje em dia as pessoas mudaram os valores e seus conceitos, o "amor" de antigamente era diferente do "amor" atual.
    os valores estao cada vez mais banais e o que é importante esta sendo esquecido, ate o dia em que não existir mais valores e será cada um por si.
    esse dia será o fim do mundo, o dia em que a humanidade morreu e ficou apenas memórias e um vazio que não pode ser preenchido por nada.

    ResponderExcluir